quinta-feira, 26 de abril de 2012

EMAIL ou Correio eletrônico


Disciplina: Redes Sociais: Planejamento, Estrutura e Sustentabilidade
Professor: Odair Marques

E-MAIL

Um correio eletrônico ou e-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletronicos de comunicação.
 O correio eletrônico é mais antigo que a internet, e foi de fato uma ferramenta crucial para criá-la, mas na história moderna, os serviços comunicação globais iniciaram no início da ARPANET.

}ARPANET ou ARPANet foi, pode-se dizer, a "mãe" da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANET ou ARPANet.


Parece meio embolado, mas o sistema era organizado e quase indestrutível.

Ray Tomlinson, considerado o inventor do email, foi quem enviou o primeiro
e-mail  no início de 1970 e o conteúdo era muito semelhante a uma mensagem de texto dos dias atuais.

}Para testar a invenção, Tomlinson mandou uma mensagem para ele mesmo, com algo sem sentido escrito, como "teste 1-2-3-4" ou uma mistura de letras aleatória. Depois enviou uma mensagem aos colegas de escritório falando da nova descoberta e explicando o sistema que havia criado para identificar os destinatários das mensagens. Ele, por exemplo, era tomlinson@bbn-tenexa - ".com", ".org", ".com.br" etc., só seriam criados anos depois. A lógica era simples: o nome ou sobrenome da pessoa e o nome do computador usado por ela, separados pelo caracter @, que, em inglês, é o símbolo de at ("em").

}Popularidade
}O correio eletrônico se tornou tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas. Pessoas que estão em diferentes continentes podem se comunicar, desde que possuam computadores ou qualquer outro dispositivo com tal funcionalidade conectados a Internet, eles podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo.
}Problemas


}A desvantagem está na falta de conhecimento da grande maioria dos internautas e, ainda, os spammers ou geradores de spam, grandes remetentes de vírus.

}Spam - mensagens de e-mail não desejadas e enviadas em massa para múltiplas pessoas por um spammer, agente difundidor dessas mensagens, que normalmente possui propagandas indesejadas, códigos maliciosos e vírus diversos. Nos Estados Unidos, o Congresso aprovou uma lei, o Can Spam Act de 2003, na tentativa de regular o e-mail.

}Vírus - As mensagens de e-mail são um excelente veículo de propagação de vírus, sobretudo através dos ficheiros (arquivos) anexos. Por isso recomenda-se nunca baixar um ficheiro (arquivo) tipo .exe ( executáveis) ou outros suspeitos;

}É aconselhável nunca abrir e-mail desconhecido, exceto se for de um site confiável, não sem antes observar os procedimentos de segurança
De acordo com Cristina Moraes Sleiman*
}Não adianta querer fugir, a internet expandiu os horizontes da comunicação, trouxe uma nova realidade e com ela novas preocupações e riscos. Temos que buscar formas de utilizar e tirar proveito dos benefícios minimizando ao maximo os riscos. Isto acontece através da “Educação Digital”.

*Advogada, pedagoga, mestranda (Sist. Elet. - Poli/USP), membro da Comissão de Apoio ao Advogado Professor (OAB/SP), atua em Internet, Política e Normas de Segurança da Informação e Educação Digital no Senac/SP.

}Fonte: br.buscaeducacao.yahoo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário